Em uma operação de importação ou exportação, o frete é um assunto chave. Pois sem ele toda a operação se torna inviável, e problemas durante o frete podem causar grandes prejuízos a empresa. Portanto o frete deve ser uma das primeiras coisas a se pensar quando se quer importar/exportar.
Modal de transporte
Existem diferentes tipos de modalidade de frete. Porém, quando falamos de longas distâncias, como por exemplo Brasil e China os mais utilizados são o hidroviário e aeroviário. Os modais são:
- Aeroviário – Realizada por meio de aviões, geralmente usado quando o produto tem um alto valor agregado, ou se a empresa tem urgência na chegada do produto. Devido ao alto custo desse modal de frete.
- Hidroviário – Por meio de navios, é certamente o modal mais utilizado por importadores devido ao baixo custo e a capacidade de transportar grande volume de mercadoria em relação aos outros modais.
- Ferroviário – Realizado por meio de trens e locomotivas. Com esse modal é possível levar grandes quantidades de carga com baixo custo de seguro e frete. Porém o maior problema é a falta de flexibilidade de caminhos pois é limitado as ferrovias.
- Rodoviário – Por meio de veículos por rodovias e estradas. Utilizado geralmente para distâncias curtas e/ou médias, tem a vantagem de menor manuseio da carga e maior opção de caminhos. Porém a distância se torna um limitador e o volume de produtos transportados é baixo.
Além disso, em alguns casos importadores usam o frete multimodal, que consiste em utilizar mais de um modal para a entrega da carga.
Inconterm
Depois de escolher o modal o próximo passo são as Inconterm (International Commercial Terms). São os termos de responsabilidade do comprador e do vendedor, em relação ao frete e outras coisas, para padronizar a operação.
Os termos são divididos por siglas, e cada um divide de forma diferente a responsabilidade entre comprador e vendedor. Entre eles os termos FAZ, FOB, CFR, CIF, DES e DEQ, são adequados ao transporte hidroviário (segundo a Camara de Comércio Internacional). Os termos EXW, FCA, CPT, CIP, DAF, DDU, e DDP, são utilizados para qualquer meio de transporte.
Entre todos os termos do Inconterm os mais utilizados são
- EXW (Ex-Works) – A carga depois de produzida fica no estabelecimento do exportador sob os cuidados dele. Então a partir do momento em que o importador vai retirar a mercadoria, todas as despesas são por conta dele.
- FOB ( Free on Board) – O exportador é responsável por todos os gastos até o embarque dos produtos. Assim a partir desse momento todos os gastos com frete, seguro e taxa de alfandega são por conta do importador.
- CIF (Cost, Insurance and Freight) – Neste termo todos os valores de frete e seguro estão inclusos no valor até que a mercadoria chegue ao seu destino final. Taxas de alfandega ficam por conta do importador.
Em conclusão, para fechar o valor final do frete ainda temos que calcular algumas taxas. Como por exemplo, taxa marítima que tem variação de acordo com a metragem cubica e o peso da carga. Taxas de embarque, alfândega, transbordo, documentação e armazenagem no porto, taxa de liberação, entre outras.
Somando o valor de todas essas taxas se chega no valor final do frete. E agora sim sua empresa poderá adicionar o valor ao orçamento. A JTI está ao dispor para responder maiores dúvidas. Basta clicar aqui.