Todos têm aquela “simpatia” que nunca falha, aquela situação que você evita pois traz “má sorte”, ou então tem um amuleto que te protege do “mal olhado”. Se você não se enquadra em nenhum desses, no mínimo você tem algum parente que é assim, ou algum amigo / conhecido. Eu por exemplo, me recuso a passar por debaixo de escada. E minha mãe sempre dá três pulinhos depois de achar algo que ela havia perdido.
A grande maioria do povo brasileiro é bem supersticioso, isso já faz parte da cultura popular, e na China não é diferente. O povo asiático em geral costuma ser cheio de superstições, algumas um tanto exageradas e bem diferentes das nossas. Em uma cultura milenar e tão rica quanto a chinesa. Não é de se surpreender que inúmeras tradições, e digamos assim, “rituais” para trazer boa sorte, ou muitas vezes evitar o azar foram criadas ao longo da história do país.
A superstição na China
O povo asiático em geral costuma ter muitas crenças referentes a espíritos e almas e muita admiração pelos seus ancestrais. Queimar incensos e fazer oferendas aos mortos e ancestrais é algo normal por lá. Existe um grande respeito e ao mesmo tempo medo por espíritos.
Outra superstição interessante é referente a números, na China o número 4 é considerado um número de azar, muito parecido com o nosso 13 aqui. Isso se deve ao fato de a pronuncia em mandarim do número 4 ser muito parecido com a pronuncia da palavra morte. Essa crença é tão grande que alguns prédios da China não possuem o quarto andar, ido do terceiro direto pro quinto.
Mas assim como existe o “número do azar” por outro lado existe o “número da sorte”, que nesse caso é o 8. O motivo é pela pronuncia do número ser parecida com a da palavra prosperidade. Se você quer uma prova do quanto os chineses acreditam nisso, é só lembrar que as olimpíadas de Pequim tiveram início no dia 08 de agosto de 2008 (ou seja, 08/08/08). Coincidência?? Com certeza não.
Existe também a superstição referente as cores, que é especialmente mais forte durante o ano novo chinês. Muito parecida com a nossa superstição de, por exemplo, usar branco na virada de ano. Na China o costume é de usar a cor vermelha. A cor vermelha além de estar associada a cor da bandeira, também é muito associada como “a cor que representa a vida”. Portanto acredita-se que ela traz boa sorte. Basta olhar a decoração de qualquer evento chinês e você percebera que a cor vermelha é extremamente dominante na decoração.
Etiqueta e Feng-Shui
Algumas crenças na China estão diretamente ligadas a etiqueta. E isso é algo importante de se saber caso você está na China a negócios. Para evitar constrangimentos e mal-entendidos. Uma das principais se refere aos palitinhos de madeira utilizados em restaurantes para se comer. Nunca os espete na comida, mesmo se você já terminou sua refeição. Esse ato é considerado um mal agouro. Pelo fato de lembrar um incenso usado para se rezar e homenagear os mortos. Isso mal visto pelos chineses e considerado um ato de falta de educação, podendo causar grande desconforto na sua relação com as pessoas presentes.
Em conclusão, vale lembrar que os chineses acreditam muito no feng-shui. Que basicamente consiste em que as coisas devem ficar em lugares específicos para atraírem boas energias. E fazerem elas fluírem naturalmente. Portanto, caso você venha a tocar em algo, se certifique de que retornará o objeto para o mesmo lugar. E na mesma posição em que se encontrava antes. Caso contrário o dono do estabelecimento provavelmente ficar bem irritado.
Essas foram apenas algumas das crenças e superstições encontradas na China. Para mais textos sobre a cultura da chinesa fiquei ligado no nosso blog.
Esse tiver mais dúvidas, ou deseja fazer um orçamento para sua importação entre em contato conosco, clicando aqui.