A China é um dos países mais fortes do mundo economicamente falando. Com grandes empresas surgindo e marcas gigantes transferindo suas produções para as fábricas chinesas. As últimas olimpíadas também provaram que a China é uma potência esportiva. E nos últimos anos o futebol chinês vem efetuando a contratação de jogadores e técnicos de renome, vindos de grandes clubes, de diversas partes do mundo. O mais surpreendente são as cifras gigantescas pagas em salários para esses jogadores. O que de certa forma acabou por tornar a China em uma potência na contratação de jogadores. Isso pode ser visto em times brasileiros, onde até mesmo times campeões perdem seus principais jogadores para o futebol chinês.
Tal investimento se deve ao incentivo do governo atual as empresas bilionárias donas dos times. Esse apoio do governo consiste em incentivos fiscais, concessões e em caso de empreiteiras, o fornecimento de terrenos para construção.
Peculiaridades do futebol chinês
Algo diferente e que chama a atenção no futebol chinês, é o fato de os nomes dos times serem baseados nas empresas que são donas deles. Empresas essas que estão entre as maiores do mundo como é o caso o Grupo Alibaba. O dinheiro vindo dessas empresas é o que faz ser possível o pagamento de salários exorbitantes. Tornando a China em um destino muito cobiçado por jogadores que estão dispostos a fazer seu “pé de meia” e aproveitar a onda de excelentes salários.
Porém o objetivo principal do governo chinês é desenvolver o esporte no país, por isso várias medidas extra campo foram tomadas. Como por exemplo, a implementação do futebol na grade curricular das escolas, a construção de diversos campos de futebol espalhados pelo país, e as regras especificas da liga chinesa de futebol. Que entre elas estão:
- Não é permitido a contratação de goleiros estrangeiros
- Cada time pode ter apenas 5 jogadores estrangeiros. Sendo que apenas 3 podem estar ao mesmo tempo em campo durante o jogo
- Os times devem obrigatoriamente possuir um jogador chinês sub-23 entre os titulares.
- Todos os times para fazerem parte da Super Liga chinesa devem investir 15% de seu faturamento nas categorias de base, e manter ativa as categorias sub-15, sub-17 e sub-19. Só assim o clube está elegível para participar dos campeonatos da Federação Chinesa de futebol.
Futuro do futebol na China
Essas medidas mostram o quanto a China está interessada em garantir um futuro para o esporte no país. Outra prova de o foco ser no desenvolvimento dos jogadores chineses é o fato de estar sendo implementado um limite para gastos em contratações de estrangeiros. Dependendo cada vez menos de estrangeiros, e desenvolvendo talentos nacionais nas categorias de base. Para no futuro formar uma seleção forte para competições internacionais. Isso é o que norteia tudo que foi investido e feito até agora pelo futebol na China.
A Federação Chinesa já divulgou que o objetivo a curto/médio prazo é, conseguir que a seleção se classifique para a copa de 2022 no Qatar. O que seria o passo inicial na longa caminhada que será a evolução do futebol chinês. Mas vendo a dedicação, planejamento e disciplina dos chineses é apenas questão de tempo para os objetivos serem alcançados. E o país que se tornou um gigante econômico, por não se tornar também um gigante no futebol.
Quer participar das maiores feiras de negócios da China? Fale conosco clicando aqui.