A alguns anos atrás pensar em games ou e-sport como uma carreira era algo muito distante de nossa realidade. Se alguém viesse até você e contasse que estava treinando para ser jogador profissional de games eletrônicos você provavelmente acharia estranho. Ou então um sonho muito impossível de se realizar.
Acontece que nos últimos anos o mercado dos games cresceu de maneira absurda. Chegando até mesmo a passar a gigante indústria do cinema, em questão de faturamento. Com essa ascensão dos games profissões antes inimagináveis pela geração passada surgiram. Streamers, narradores de games, jogadores profissionais, youtubers especializados e treinadores. Apenas para citar algumas entre as tantas novas carreiras, que em determinados casos pagam salários bem altos.
Os esportes eletrônicos, conhecidos como e-sports, estão em todas as partes mostrando sua força, na televisão possuem audiências altíssimas, sendo que em alguns países como China e Coreia eles são eventos esportivos de grande importância, seria o equivalente ao nosso futebol. Eventos e campeonatos lotam ginásios ao redor do mundo, e premiações milionárias provam que os e-sports são uma realidade.
O Impacto dos games no comércio
Essa onda dos e-sports teve grande influência no comercio de produtos eletrônicos. Computadores de alta performace voltados para games, e periféricos específicos como teclados, mouses e fones chegaram com tudo no mercado. Algo que antes era de difícil acesso com poucas marcas voltadas ao segmento, e tendo a marca Razer como praticamente a única grande investidora e divulgadora do mercado. Mudo drasticamente no último ano, com o surgimento de marcas de popularidade gigantescas como a HyperX e a Logitech, que não poupam no investimento para alçarem o mercado dos games o mais alto possível.
Mercado de games no Brasil
Se levarmos em consideração a força do público gamer no Brasil. Podemos afirmar que nosso mercado ainda continua pequeno, com muito espaço para investimento e crescimento. As pesquisas provam a força do Brasil nos games, no mercado nós estamos em 1º lugar entre os países latino americanos, e me 13º no rank mundial. E mesmo assim as empresas nacionais investem pouco nesse mercado.
Campeonatos e times de jogos como o League of Legends e o Counter Strike:Global Offensive, atraem e monopolizam uma legião de fãs por todo o país. Eventos como a Brasil Game Show e a Game XP, são referências no continente sul-americano. Com ingressos esgotados e pessoas vindas de diferentes partes do mundo para conferirem os eventos.
Os game veem em uma crescente acelerada, e não estão nem perto do seu auge. E muito menos de diminuir o ritmo de crescimento. Em uma época de crise o mercado dos games é um dos poucos que ainda cresce exponencialmente no país. Mesmo com pouco investimento e até mesmo confiança das de empresas maiores e patrocinadores. No quesito e-sports ainda existe muito espaço para o crescimento no nosso país, e com o potencial de mercado consumidor que temos, por que não almejar alcançar o top, assim como a China o fez.
Para mais post com curiosidades da China ou sobre importação clique aqui. Para tirar dúvidas ou pedir orçamentos clique aqui.